Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apartado 1013
5001-801 Vila Real
Geral – Tel.: 259 350 000
Geral – Fax: 259 350 480
http://www.utad.pt
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
1º CICLO – LICENCIATURA
Coordenador:
Prof. Doutor José Nunes Esteves Rei
Contactos:
Departamento Letras – Edifício Complexo Pedagógico
Ext. 2733 – E-mail: jrei@utad.pt – Tel. 259 350 733 – Fax 259 350 480
UTAD – Apartado 1013 – 5001-801 Vila Real
Vice-Coordenador:
Informação Brevemente Disponível
Objectivos:
Formar licenciados com competências científica e técnica que lhes permitam, simultaneamente, a compreensão das estruturas e dos comportamentos sociais e o exercício competente de profissões específicas da área da Comunicação.
- Promover o estudo científico das questões da comunicação humana, designadamente no quadro da difusão colectiva através dos meios de comunicação e no âmbito da comunicação organizacional.
- Cooperar com organizações e associações do sector da Comunicação Social e outras entidades interessadas no desenvolvimento de acções de ensino e investigação.
- Formar o profissional capacitado para captar, interpretar, redigir e transmitir informações de interesse público, podendo o licenciado em comunicação actuar em empresas públicas e privadas, em entidades e associações de classe e em empresas de jornalismo impresso, de radiodifusão e de televisão.
- Preparar técnicos para conceberem e criarem Projectos de Comunicação social, institucional, organizacional e artística.
- Proporcionar ao meio empresarial e institucional profissionais capazes de dinamizar processos de comunicação que possibilitem e harmonizem as relações das organizações com os seus públicos, internos e externos.
Saídas Profissionais:
A licenciatura em Ciências da Comunicação procura formar licenciados com alguma preparação profissional para as áreas a seguir indicadas, além de preparar estudantes para o grau seguinte, o qual engloba várias variantes de formação. As áreas são as seguintes e fornecem licenciados para os campos profissionais que as desenvolvem:
- Jornalismo: Jornalismo; comunicação nas empresas; actividades de publicidade e marketing; ensino da comunicação.
- Artes, Mediação e Espectáculo: a) Concepção, de programação e gestão de actividades artísticas e culturais em: Bibliotecas, Museus, Fundações, Centros Culturais, Pelouros da Cultura das Câmaras Municipais, outras instituições ou organismos públicos e privados; b) Mediação entre as actividades, os produtos, os actores e os eventos artísticos ou culturais e os públicos específicos, propondo ou respondendo a solicitações de: Ministério da Cultura e sua Delegações Regionais, Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Casas da Cultura, Regiões de Turismo, Empresas Culturais, Empresas de Espectáculos; c) Estabelecimento de relações profissionais privilegiadas, a formalizar sob protocolos, com: Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, Instituto Português das Artes e do Espectáculo, Instituto Português da Juventude e suas Delegações Regionais, Centro de Formação Profissional do IEFP, Centro de Formação Profissional de Gestão Participação da Área do Artesanato (CEARTE).
- Relações Públicas e Publicidade – em empresas de média ou grande dimensão, cuidando nelas quer da comunicação interna quer da comunicação externa, quer dos gabinetes, ou até agências independentes, de publicidade.
- Assessoria de Administração, Secretariado e Atendimento para as seguintes áreas: Comunicação interna e externa das empresas e organizações; Planificação e diagnóstico da comunicação estratégica e de crise; Consultoria junto das pequenas e médias empresas; Assessoria de imprensa, junto de instituições públicas ou privadas; Gestão da comunicação na Administração Pública, a nível central, local e dos diversos institutos e instituições.
Unidades Curriculares |
Área Científica |
Tipo |
Tempo de Trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
1º ANO – 1º SEMESTRE |
|||||
Inglês / Francês / Espanhol I |
LEs |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Teorias da Comunicação |
C |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Temas da Cultura Portuguesa |
Cls |
Semestral |
100 |
TP: 30 |
4 |
Instituições Europeias e Comunicação Internacional |
C |
Semestral |
120 |
TP: 35 |
5 |
Introdução às TIC |
C |
Semestral |
200 |
TP: 40 |
6 |
Opção I A) Culturas: a) Brasileira ou b) Africanas de Expressão Portuguesa. DL B) Literaturas: a) Portuguesa ou b) Brasileira ou c) Africanas de Expressão Portuguesa. DL C) Linguística Portuguesa |
Cult / |
Semestral |
120 |
TP: 45 |
5 |
1º ANO – 2º SEMESTRE |
|||||
Inglês / Francês / Espanhol II |
LEs |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
História da Comunicação e dos Media |
C |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
História e Geografia Políticas do Século XX |
Cls |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Metodologia de Investigação e Quantificação da Informação |
MC |
Semestral |
120 |
TP: 45 |
5 |
Técnicas de Expressão Oral e Escrita |
Ling / C |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Opção II A) Culturas: a) Brasileira ou b) Africanas de Expressão Portuguesa. DL B) Literaturas: a) Portuguesa ou b) Brasileira ou c) Africanas de Expressão Portuguesa. DL C) Linguística Portuguesa |
Cult / |
Semestral |
120 |
TP: 45 |
5 |
2º ANO – 1º SEMESTRE |
|||||
Inglês / Francês / Espanhol III |
LEs |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Língua Materna e Laboratório de Comunicação I |
Ling / C |
Semestral |
120 |
TP: 30 |
5 |
Imprensa, Rádio e Televisão |
C |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Semiótica e Comunicação |
C |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Análise Social da Comunicação |
C |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Opção III a) Culturas de Expressão Românica – Francesa e Espanhola centradas a partir do presente ou b) Culturas de Expressão Anglo-Saxónica e Alemã, centradas a partir do presente ou c) Linguística Portuguesa |
Cult / |
Semestral |
120 |
TP: 45 |
5 |
2º ANO – 2º SEMESTRE |
|||||
Inglês / Francês / Espanhol IV |
LEs |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Língua Materna e Laboratório de Comunicação II |
Ling / C |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Publicidade e Relações Públicas |
C |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
5 |
Ética e Direito da Comunicação |
C |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Psicologia Social |
P |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Opção IV a) Culturas de Expressão Românica – Francesa e Espanhola centradas a partir do presente ou b) Culturas de Expressão Anglo-Saxónica e Alemã, centradas a partir do presente ou c) Linguística Portuguesa |
Cult / |
Semestral |
120 |
TP: 45 |
5 |
3º ANO – 1º SEMESTRE |
|||||
Análise do Discurso e da Imagem |
Ling / C |
Semestral |
140 |
TP: 40 |
5 |
Estética e Comunicação |
C |
Semestral |
100 |
T: 15 |
4 |
Media e Cultura Contemporânea |
Cls |
Semestral |
100 |
TP: 30 |
4 |
Atelier de Comunicação e Informação I (Jornalismo / Audiovisuais e Multimédia) ou Atelier de Comunicação e Informação II (Publicidade / Relações Públicas / Documentação) |
C |
Semestral |
200 |
PL: 35 |
7 |
Estágio |
Est |
Semestral |
140 |
S: 25 |
5 |
Opção V a) Pesquisa de Opinião; b) Educação para os Media |
C |
Semestral |
120 |
TP: 45 |
5 |
3º ANO – 2º SEMESTRE |
|||||
Comunicação Organizacional e Interpessoal |
C |
Semestral |
140 |
TP: 40 |
5 |
Estudos da Recepção |
C |
Semestral |
180 |
TP: 45 |
6 |
Animação e Multimédia |
C |
Semestral |
130 |
TP: 30 |
5 |
Projecto em Jornalismo ou Projecto em Relações Públicas e Publicidade ou Projecto em Informação Documentação |
C |
Semestral |
240 |
S: 25 |
9 |
Opção VI a) Economia Política dos Media; b) Gestão de Empresas de Comunicação |
C |
Semestral |
130 |
TP: 45 |
5 |
Legenda:Área Cientifica: C = Ciências da Comunicação LEs = Línguas Estrangeiras Ling/C = Língua Materna e Comunicação Cult = Culturas Ling = Linguística Lit = Estudos Literários MC = Metodologia Científica P = PsicologiaTempo de Trabalho: T = em sala de aula – teórica TP = em sala de aula teórico-prática PL = Práticas Laboratoriais S = Seminários OT = orientações tutoriais OE = orientações de estágios O = outras |
2º CICLO – MESTRADO
Director:
Prof. Doutor José Manuel Cardoso Belo
Contactos:
Departamento Letras – Edifício do Complexo Pedagógico
Ext. 2743 – E-mail: jbelo@utad.pt – Tel. 259 350 743 – Fax 259 350 480
UTAD – Apartado 1013 – 5001-801 Vila Real
Objectivos:
A formação de 2.º ciclo em Ciências da Comunicação caracteriza-se por:
1) oferecer ao estudante o conhecimento aprofundado, nomeadamente, elaboração de peças jornalísticas no âmbito da imprensa, rádio, audiovisuais, televisão e internet; colaboração nas diversas actividades de relações públicas em empresas e instituições; colaboração na produção e divulgação de mensagens no âmbito da comunicação organizacional; participação em vários níveis do funcionamento de uma agência de publicidade; contacto com instituições nacionais e estrangeiras, por canais como telefone, e-mail, fax e correio; pesquisa para elaboração de boletins informativos / circulares para divulgação e promoção de actividades; redacção documentos (actas, ofícios, e-mails, faxes, inquéritos, declarações, listagens, quadros, gráficos e outros); participação na organização de eventos, reuniões e seminários;
2) proporcionar-lhe as condições de observação, reflexão e descoberta relativamente à realidade nacional e internacional das áreas de comunicação respectivas. O Mestrado em Ciências da Comunicação, em todas as variantes, assegura ao estudante uma especialização de natureza académica com a apresentação e defesa de uma dissertação académica, com recurso a actividades de investigação e inovação, nas áreas do jornalismo, relações públicas e publicidade e informação e documentação.
No entanto, o estudante também pode optar por uma via mais profissionalizante, de aprofundamento das suas competências profissionais, em alternativa à dissertação, com a realização de um estágio profissional numa instituição europeia, e a respectiva apresentação de relatório final, com a duração de 6 meses, a que correspondem 42 ECTS.
Saídas Profissionais:
As saídas profissionais vão desde as profissões relacionadas com os media (jornais, rádio, TV, Internet, etc.), às relações públicas, à gestão de informação e documentação (empresas públicas e privadas, bibliotecas, centros culturais, autarquias, etc.) até profissões emergentes como são as ligadas às relações internacionais e interculturais (empresas e organismos de mediação, de difusão e de criação de imagem ao nível empresarial, social, político, cultural, educativo e artístico).
Área de especialização de Jornalismo |
|
1º Ano – 1º semestre |
ECTS |
Teoria e História do Jornalismo |
6.0 |
Marketing |
6.0 |
Pragmática da Comunicação |
6.0 |
Media e Cultura |
6.0 |
Seminário de Investigação |
6.0 |
1º Ano – 2º semestre |
ECTS |
Psicossociologia da Comunicação |
6.0 |
Jornalismo especializado I |
6.0 |
Laboratório de Jornalismo I |
6.0 |
Media; Públicos e Cidadania |
6.0 |
Empreendedorismo |
6.0 |
2º Ano – 3º semestre |
ECTS |
Jornalismo especializado II |
6.0 |
Laboratório de Jornalismo II |
6.0 |
Auditoria e Gestão da Informação |
6.0 |
Dissertação de Mestrado I / Estágio em Jornalismo I / Projecto em Jornalismo I |
12.0 |
2º Ano – 4º semestre |
ECTS |
Dissertação de Mestrado II / Estágio em Jornalismo II / Projecto em Jornalismo II |
30.0 |
Área de especialização de Relações Públicas e Publicidade |
|
1º Ano – 1º semestre |
ECTS |
Pragmática da Comunicação |
6.0 |
Teoria e História das Relações Públicas e da Publicidade |
6.0 |
Media e Cultura |
6.0 |
Marketing |
6.0 |
Seminário de Investigação |
6.0 |
1º Ano – 2º semestre |
ECTS |
Psicossociologia da Comunicação |
6.0 |
Laboratório de Publicidade e Relações Públicas |
6.0 |
Comunicação Estratégica |
6.0 |
Agência de Comunicação |
6.0 |
Empreendedorismo |
6.0 |
2º Ano – 3º semestre |
ECTS |
Auditoria e Gestão da Informação |
6.0 |
Planeamento da Comunicação |
6.0 |
Comunicação Institucional |
6.0 |
Dissertação de Mestrado I / Estágio em Relações Públicas e Publicidade I / Projecto em Relações Públicas e Publicidade I |
12.0 |
2º Ano – 4º semestre |
ECTS |
Dissertação de Mestrado II / Estágio em Relações Públicas e Publicidade II / Projecto em Relações Públicas e Publicidade II |
30.0 |
Área de especialização de Informação e Documentação |
|
1º Ano – 1º semestre |
ECTS |
Pragmática da Comunicação |
6.0 |
Métodos Qualitativos e Informação |
6.0 |
Marketing |
6.0 |
Novas Tecnologias e Documentação |
6.0 |
Seminário de Investigação |
6.0 |
1º Ano – 2º semestre |
ECTS |
Métodos Quantitativos e Informação |
6.0 |
Língua Materna nas Organizações |
6.0 |
Laboratório de Informação e Documentação |
6.0 |
Documentação e Arquivo nas Organizações |
6.0 |
Empreendedorismo |
6.0 |
2º Ano – 3º semestre |
ECTS |
Auditoria e Gestão da Informação |
6.0 |
Registos de Escrita e Leitura Organizacionais |
6.0 |
Comunicação Institucional |
6.0 |
Dissertação de Mestrado I / Estágio em Informação e Documentação I / Projecto em Informação e Documentação I |
12.0 |
2º Ano – 4º semestre |
ECTS |
Dissertação de Mestrado II / Estágio em Informação e Documentação II / Projecto em Informação e Documentação II |
30.0 |
Área de especialização de Comunic. Pública, Política e Intercultural |
|
1º Ano – 1º semestre |
ECTS |
História das Instituições Públicas |
6.0 |
Comunicação Intercultural |
6.0 |
Pragmática da Comunicação |
6.0 |
Estilística e Retórica |
6.0 |
Seminário de Investigação |
6.0 |
1º Ano – 2º semestre |
ECTS |
Psicossociologia da Comunicação |
6.0 |
Comunicação Política |
6.0 |
Comunicação Estratégica |
6.0 |
Agência de Comunicação |
6.0 |
Comunicação Interpessoal: negociação, mediação e gestão de conflitos |
6.0 |
2º Ano – 3º semestre |
ECTS |
Relações Internacionais e Diplomacia Portuguesa |
6.0 |
Planeamento da Comunicação |
6.0 |
Comunicação Institucional |
6.0 |
Dissertação de Mestrado I / Estágio em Comunicação Pública, Política e Intercultural I / Projecto em Comunicação Pública, Política e Intercultural I |
12.0 |
2º Ano – 4º semestre |
ECTS |
Dissertação de Mestrado II / Estágio em Comunicação Pública, Política e Intercultural II / Projecto em Comunicação Pública, Política e Intercultural II |
30.0 |