É o dilema de muitas empresas e organizações: como comunicar eficazmente, sem gastar muito dinheiro? A solução está no livro da autoria de David Meerman Scott que a Ideias de Ler publicou a 8 de Maio: As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas, que até já possui um blogue on-line.
Por vezes, os produtos até têm qualidade, mas a comunicação social não lhes dá destaque. É uma consequência inevitável da concorrência e da abundância de soluções no mercado. Então, qual a melhor forma de se fazer notar? A maneira mais eficaz de conseguir destaque para determinado produto? Meerman Scott responde: chegando directamente aos consumidores, através do marketing digital – é esse o futuro do
marketing.
Se a Internet alterou radicalmente o modo como as pessoas comunicam entre si, também mudou a forma que as empresas utilizam para comunicar com os seus clientes tanto actuais como potenciais. As relações públicas, defende o autor, não são apenas relações com os media. Têm a ver, também, com a colocação de bons conteúdos on-line. Conteúdos que chamem a atenção dos consumidores e, também, dos media. Nesse sentido, outra tese defendida por Scott é a de que quando as pessoas visitam o sítio de uma empresa na Internet, não querem ouvir o respectivo slogan nem ver novamente o logótipo. Querem informações, interacção e opções; se a empresa não oferece todas essas coisas, está a desperdiçar uma oportunidade de ouro.
As novas regras, segundo Scott, são simples: com a Internet, publica-se em vez de se comprar. E publica-se de várias formas: em texto, em áudio, em vídeo… Não é necessário recorrer aos media, porque é possível chegar directamente ao público-alvo. Em As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas, o autor explica que é fácil chegar a nichos de mercado com mensagens direccionadas que custam apenas uma pequena percentagem das quantias avultadas despendidas nas campanhas publicitárias tradicionais.
Meerman Scott apresenta soluções para a identificação de públicos, a criação de mensagens persuasivas, o envio dessas mensagens às pessoas certas e o encaminhamento dos consumidores para o processo de compra. O livro constitui um guia para a nova realidade do marketing e das relações públicas, incluindo inúmeros casos de estudo elucidativos e exemplos da vida real.
Friamente, o autor costuma até defender que uma empresa é aquilo que o Google diz dela. Também por isso quem procura o sucesso de determinado produto deve esquecer a tradição e adoptar as regras que David Meerman Scott advoga.
A Ideias de Ler criou um blogue dedicado ao livro e às novas regras de marketing e relações públicas, em geral, em: http://novasregras.ideiasdeler.pt/. Aqui, podem encontrar-se excertos da obra e destaques para as secções mais importantes, bem como áudios, vídeos e outros conteúdos.
Fontes: Ideias de Ler
Gostei muito deste livro que eu comprei durante as minhas férias em Portugal
Trabalhei durante 2 meses nas RP entao ja conhecia muito dessas ideias mas aprendi muito também deste livro
Também comprei “a queda da publicidade” mas ainda nao acabei