Dove recomenda: ‘Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça’
A Dove lançou mais um anúncio de sua campanha pela Beleza Real. O tema agora é a avalanche de informação despejada sobre as raparigas através dos media, criando um padrão de beleza feminina irreal. Daí que a Dove recomenda: ‘Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça’. No filme que está disponível no YouTube vê-se uma criança ruiva e flashes de informação sobre beleza com que ela é bombardeada em anúncios e programas de televisão. O vídeo, à semelhança do anterior “Evolution”, tem criatividade da Ogilvy & Mather Worldwide, Toronto. O filme, colocado há três dias no You Tube, já teve mais de 140 mil visualizações. “
FONTE: Meios & Publicidade
Mais uma campanha de publicidade na luta contra a beleza estereotipada dos nossos dias, no caso de uma marca que tem vindo de à dois anos para cá a construir um ideal de mulher “cheiinha” como sinónimo de beleza e saúde.
Gostava que tal como estão a fazer em relação à Publicidade da Semana reflectissem sobre os reais efeitos deste tipo de publicidade, e se de facto consideram que tem qualquer tipo de efeito.
Aqui fica a campanha da Dove:
Acho a ideia desta campanha e a sua concretização fundamental. Apesar de ser levada a cabo por uma empresa com fins comerciais, julgo que as suas consequências a nível social poderão ser muito importantes. Como mãe, posso testemunhar o efeito que a publicidade tem na minha filha de 3 anos. Ontem até quando viu o anúncio na TV a um detergente disse: «Vamos comprar este, limpa tudo!!!». As crianças acreditam na publicidade como outra qualquer verdade que lhes transmitam… Essas imagens e estereótipos de beleza vão sendo incutidos nela desde muito cedo através do contacto com os media. Daí serem fundamentais duas coisas: o papel educador dos pais e a ética das empresas que divulgam os seus produtos dirigidos a crianças e adolescentes… É muito fácil derrubar a auto-estima de uma criança ou adolescente, mas muito difícil e trabalhoso consolidá-la. Uma criança com uma baixa auto-estima devido à imagem (que não corresponde aos “padrões de beleza” da publicidade) ou outro motivo, será certamente um adulto infeliz. Crianças confiantes e com alta auto-estima, serão adultos confiantes e bem sucedidos. Poderão olhar para os anúncios estereotipados e dizerem: «Olha, aquela modelo é magra, tem uma pele lindíssima e um cabelo fantástico, mas eu sou bonita como sou e acima de tudo, gosto de mim assim”.
O que é a beleza real? A mensagem que a DOVE escolheu para as suas campanhas é simples, as pessoas são belas como são, a única coisa que precisam é de serem saudáveis e terem a pele hidratada (algo que o DOVE faz 🙂 ).
As campanhas de publicidade seguem um padrão temático. Seguem temas presentes na agenda mediática. Tal como a BENETOM fez com as campanhas inter-raciais a DOVE tem como sua bandeira uma beleza saudável e não estereotipada. Terá resultados práticos? Talvez mas nada que seja imediato nem que por si consiga combater todas as outras mensagens. Mas será esse o objectivo da DOVE? Terminar com os estereótipos de beleza extremos? Não creio. À DOVE interessa apenas ser a marca que não engana as pessoas com milagres provocados por cremes, e mais, para a DOVE a beleza existe no sorriso e na simplicidade sem exageros, milagres cosméticos e dietas ridículas…
Não acredito que a DOVE vá ou queira mudar o mundo, mas que a sua imagem sai valorizada com esta temática sai, mais usa muito inteligentemente um tema mediático e actual tal como o meu estudo que em breve publicarei aqui mostra…
O link do vídeo anterior da DOVE o “Evolution”:
Na minha opinião a dove tem feito um excelente trabalho sobre o corpo feminino e a mentalidade das mulheres! Aquando a publicidade sobre as mulheres mais “cheiinhas” terem mostrado o seu corpo a todo o Mundo, definitivamente alterou alguns dos padroes que ate agora tem tentado ser incutidos. E agora ao realçar o facto de se dar mais valor ao que nos é apresentado pelas diferentes marcas e produtos em que nela se sugere a beleza ideal, a dove tenta mostrar que o importante para alem de nos sentirmos bem connosco proprias como no caso das “cheiinhas” como temos tambem que ter o discernimento de distinguir o necessario do acessorio! Uma coisa é a saude e outra tentarmos alcançar algo inutil como a magreza extrema que nos é demonstrado em muitas publicidades que resulta em anorexia/bulimia e até a baixa auto estima dos dias de hoje. A dove pode nao conseguir mudar o mundo mas definitivamente que tenta marca-lo.
fins comerciais puro e duros – nao se engane
A realidade é que a Dove arranjou uma maneira de publicitar os seus produtos que é totalmente bizarra, porque vai contra á corrente publicidade que todos nos temos habituado a ver na televisão e não só, publicidade essa que coloca a belaza num patamar a que a maioria das jovens não consegue chegar, o que faz com que ocorram tantos casos de anorexia/bulemia, entre outros problemas fisicos e psicologicos que afectam milhares de jovens em todo o Mundo.
Por isso, considero que a Dove trouxe para o ar aquilo que era realmente necessário, alegria para aquelas pessoas que não são excessivamente magras, nem excessivamente perfeitas, que são simplesmente normais e que com estas publicidades podem começar a pensar que á muita vida para além de todas aquelas modelos que se costumam ver nas capas das revistas.
A Dove tem me surprendido pela positiva no que diz respeito á publicidade dos seus produtos.
Como muitos também pensam, acho que não é so para mudar a mentalidde das pessoas no que diz respeito ao conceito de beleza que Dove tem desenvolvido este tipo de campanha mas sim também para fins comerciais. De qualquer modo é uma ajuda para tentar incutir nas jovens de hoje em dia que não é preciso ser-se magra para ser-se bonita e fazê-las sentir-se bem com elas próprias.
O anúncio está muito bem conseguido… atinge o objectivo que é mostrar que a beleza não é tudo nem se traduz num corpo com magreza extrema ou com exagero de produtos que disfarçam aquilo que se é na realidade, ja diz o velho ditado “cada um é como cada qual” e afinal a beleza real reside no interior de cada um de nós e não na aparência física.
Quanto aos resultados que a Dove apresenta não posso falar visto ser ajérgica a todos os produtos da marca Dove 😦 mas pelo que ouço é uma boa marca com resultados visíveis… Pelo menos não vive de publicidade enganosa apenas, tem anúncios que mostram aquilo que o uso da gama Dove pode conseguir e não resultados milagrosos que nunca seriam possíveis.
Apesar de não ser consumidor da marca, é com bons olhos que vejo todas as suas publicidades (dos últimos dois anos, ressalve-se), uma vez que o faz valorizando a saúde e a natureza da mulher.
Mas pensando bem, a DOVE não estará apenas a tentar ser diferente, e dessa forma cativar o publico e levar vantagem sobre as marcas concorrentes??? Uma coisa é certa, mesmo que esta campanha seja só mais uma campanha de marketing e uma estratégia de venda, têm o meu apoio, pois este é o modo mais correcto de fazer publicidade, uma vez que nao coloca em risco a dignidade do ser humano e o direito que cada um tem de ser como é, e que muitas vezes a sociedade, através dos seus princípios estereotipados, o faz.
Cada vez mais a beleza nos aperece como um estereotipo, o que faz com que cada vez mais jovens tentem alcançar o impossivel o que as leva muitas vezes á ruina pessoal. Pois começam a emagrecer caindo assim na doença do sec.xxi que é anorexia, e tentando muitas vezes mostrar aquilo que não são começam por se deixar levar pelo mundo dos cosmeticos e produtos de beleza que muitas vezes ainda deixam as pessoas mais feias e que tambem provocam graves problemas na pele.
A DOVE ta a tentar mostrar mais uma vez o verdadeiro ideal de beleza, esta a tentar dar a perceber que nem tudo o que parece é, e qualquer pessoa pode ser bonita independentemente do seu corpo ou da sua cara, basta apenas gostar daquilo que vemos no espelho. Acho que todos os produtos de beleza deviam apostar em publicidade como a dove, iriam ajudar muito mais jovens a sentir-se bem consigo mesmas e a dar-lhe outra autoestima.
Apoio completamente a iniciativa da Dove, pois mesmo sendo uma marca de cosmética e produtos de beleza não garante tornar a mulher “normal” numa mulher “ideal”, apenas torna-la mais saudável e consequentemente mais bonita e portanto revela um pouco da realidade ao invés de uma beleza fictícia que so existe nos ecrãs…Aliás, engana-se, na minha opinião, quem tenta convencer que as mulheres ja não se querem anorécticas e que actualmente se preza a saúde da mulher!
Mesmo o facto de as modelos terem um peso mínimo não significa de modo algum uma idealização de um novo padrão de beleza da mulher(ou até do homem)! As modelos continuam esquelécticas e perfeitas, as operações cirúrgicas mais frequentes, o mercado inundado de produtos de beleza que supostamente tornam mulheres de 60 anos iguais a mulheres de 40 e alimentos ridiculos como cereais que prometem uma silhueta perfeita e águas ou iogurtes que reduzem o apetite e que no fundo são tão iguais a qualquer outro produto, apenas mais caros…Mas dão a ilusão de serem óptimos para a saúde e é esse consolo de alma que desvia a atenção do real emagrecimento, que é o da carteira!!
Não é saudável ser-se obeso, mas é preferivel ter-se uns quilos a mais e não comer apenas iogurtes ultra-magros sem adição de açúcar e com bifidus ou complexos cuja utilidade ninguém sabe qual é! E contra os quilos há um remédio saudável: basta olhar para a roda dos alimentos!
A ideia de beleza que nos é transmitida nos dias de hoje é bem diferente da de há uns anos ou até séculos atrás, em que “gordura é formosura”… A mulher magra como um ideal de beleza é difícil de aceitar por parte das mulheres mais “cheiinhas”, uma vez que, apesar de muito tentarem, nunca conseguem chegar “ao ponto” de beleza considerado pela nossa sociedade.
Ao fazer campanhas com mulheres mais gordinhas a Dove acaba por mostrar que nem sempre magreza é sinónimo de beleza, antes pelo contrário, e isto ajuda algumas pessoas (mas só mesmo algumas) a desistirem de dietas loucas em que praticamente deixam de comer, ficando doentes.
Com esta campanha, a Dove pede às mães para explicarem as filhas (ou filhos) de que não é preciso seremos iguais aos outros para sermos bonitos, basta nos sentirmos bem connosco próprios e aceitarmo-nos como realmente somos.
Na minha opinião esta publicidade está muito original e acaba por ser instrutiva. A publicidade de hoje em dia só se preocupa em vender e vender…! Nesta campanha para além da venda do produto Dove, verifica-se uma preocupação com o público, tentando mostrar que a beleza é um dom que Deus nos dá e que devemos aprender a gostar de nós tal como somos.
Este anúncio mostra que a beleza é algo natural e que não se reduz a um corpo magro. Na maioria das vezes os adolescentes deixam de comer, fazem exercicio e consomem “drogas” para emagrecer sem aconselhamento médico, querem ser como as “estrelas de cinema” e acabam por ficar gravemente doentes.
A Dove conseguiu surpreender-me com esta campanha, quebrando alguns esteriótipos principalmente nas adolescentes e mostrando que a magreza é uma doença e não beleza. Nós devemos gostar de nós e cuidar da nossa saúde que é a nossa maior beleza.Cada um é bonito ao seu jeito.
Esta publicidade da Dove está extremamente bem feita. abordam o tema da beleza com muita naturalidade e sem exageros ao contrário do que acontece na maioria das publicidades sobre este tema. para além de original é também instrutiva, acaba por nos mostrar que a beleza é algo que nasce conosco e que não são as cirurgias plásticas ou dietas exageradas que nos tornam belos.
Penso que é uma publicidade que chama a atenção do público muito pela positiva. é deste tipo de ideias que precisamos na publicidade.
Nem tudo é beleza … e o que parece beleza , mais tarde se pode tornar o contrário .
Para quê cirurgias e mais cirurgias ?
Cuidar do corpo sim , mas transforma-lo sem pensar nas consequências que mais tarde surgião, isso é que não .
A mulher está muito iludida com o corpo perfeito , a beleza que teima em ser “mais que perfeita”, esta publicidade da Dove está muito bem conseguida , tenta “meter” na cabeça das pessoas e principalmente na dos mais pequenos, que basta um simples creme hidratante para nos tornarmos bonitos e hidratados .
A dove tenta que os mais novos , que começam a entrar neste mudo da beleza , de cuidar do corpo e da imagem , nao se deixem levar por extremidades como as que assistimos.
E aqui deverá actuar o papel educativo dos pais, estarem atentos aos seus filhos, e não permitirem que alguns tipos de publicidade lhes roube a verdadeira beleza real , aquela que só nossa .
Dove recomenda que as mães falem com as filhas antes que a industria da beleza o faça, e recomenda bem…
É necessário que as jovens de hoje em dia, tenham a plena noção de que uma tentativa de alcançar a beleza ideal ( ou pelo menos, tão perto disso quanto possivél ), pode ser altamente prejudicial… É uma questão a ter em atenção
Eu acho que a Dove fez a coisa certa a fazer pois os rapazes e homena hoje em dia pensam que o que é bom são as mulheres irreais ou seja as cantoras que normalmente fazem todas cirugias plásticas.Mas nós as mulheres reais somos fortes, amaior parte lindas e não podemos deixar que nos deitem a baixo.Eles acabam por ficar conosco de qualquer forma……….portanto